No século 13, Marco Polo empreendeu uma viagem que nunca ninguém tinha feito, através da desconhecida e inexplorada Ásia. 24 anos e 15 mil milhas depois ele voltou, introduzindo os europeus na Ásia Central e na China pela primeira vez. Ele não foi o único italiano a entrar em território desconhecido em nome da inovação. Tanto antes como depois de Marco Polo, os italianos, há muito tempo na vanguarda da invenção, combinavam um estilo distinto, com talento e paixão pelo processo.

Giulio CesareGiulio Cesare
Mesmo antes da existência da Itália como nação, livres-pensadores e inventores da península itálica já enxergavam um futuro com características próprias e inovadoras. O Império Romano trouxe a civilização, com seus avanços arquitetônicos e mecânicos, para o mundo. Algumas das mais importantes conquistas dos romanos são bem conhecidas: o aqueduto, a construção de estradas e o desenvolvimento de materiais de construção e engenharia civil. Você sabia que a primeira colheitadeira funcional foi originalmente inventada pelos romanos? O projeto foi esquecido durante a Idade das Trevas e nunca foi superado até o século 19. Outra invenção, a arte de soprar o vidro, também foi desenvolvida pelos romanos e serviu como chave para o sucesso da civilização ocidental. Foi esta invenção que permitiu criar tubos de ensaio e iniciar experiências científicas, contribuindo para o acúmulo de conhecimentos e para a realização de inúmeras outras descobertas. Uma arte que colocou a Europa e a Itália na vanguarda do progresso científico.

Michelangelo BuonarrotiLeonardo da VinciMichelangelo Buonarroti - Leonardo da Vinci
O período do Renascimento foi decisivo na história da humanidade, mudando para sempre a visão do homem. Renascentistas italianos lideraram o re-posicionamento do homem como estudioso e inventor capaz de moldar seu próprio destino através da arte e da ciência. O Renascimento gerou gênios como Michelangelo Buonarotti, 200 anos após Giotto ter introduzido a perspectiva na pintura, mas as idéias mais memoráveis ​​foram as explosões criativas de Leonardo Da Vinci, que já no século 15 fez esboços conceituais de bicicletas, máquinas voadoras, um carro blindado, uma metralhadora e um helicóptero. Idéias muito à frente do seu tempo.



Galileo GalileiGalileo Galilei
O Renascimento abriu o caminho para a ciência explorar o mundo conhecido. Mais uma vez, notáveis ​​italianos foram precursores em diversas áreas. Galileu Galilei foi capaz de, literalmente, olhar para além do mundo ao seu redor, usando um novo tipo de telescópio para ver mais longe do que qualquer outro homem antes dele. Ele enfrentou críticas e exílio de Florença por defender uma visão heliocêntrica do universo, colocando o Sol no centro do Sistema Solar. Com seus métodos empíricos e sua visão de futuro, Galileu ajudou a lançar as bases para a ciência moderna.




Guglielmo MarconiEnrico FermiGuglielmo Marconi - Enrico Fermi
Entre outros cientistas italianos à frente de seu tempo, temos Alessandro Volta, inventor da primeira bateria, que fez grandes progressos no estudo da eletricidade, vista na época como uma força incompreensível e mágica. Apesar do ceticismo sobre o seu potencial, Guglielmo Marconi criou ondas no estudo da comunicação de rádio, sendo o primeiro a transmitir mensagens pelo rádio. Suas descobertas tornaram o rádio moderno, a televisão e a comunicação por satélite possíveis. Outro gigante da invenção italiana, o físico Enrico Fermi, orientou o planejamento e a construção do primeiro reator de fissão nuclear, uma descoberta que virou o mundo de cabeça para baixo.

Ao longo dos séculos, as invenções italianas tem se caracterizado pela inovação e a coragem para atingir um objetivo, apesar dos reacionários, céticos e, muitas vezes de uma completa existência de precedentes. É sobre esta base que os inovadores italianos de hoje continuam a fazer produtos que são sinônimo de excelência e estilo. Moda e carros velozes são cartões de visita na Itália. Grifes de moda como Gucci, Ferragamo, Versace, Armani, Dolce & Gabbana e Prada abrem caminhos através da paisagem da moda. Carros italianos podem não ser os mais utilizados no mundo, mas ninguém pode negar que, em termos de excelência, classe e paixão, esses veículos são os líderes mundiais. Posters dos mais recentes modelos Ferrari, Alfa-Romeo e Lamborghini há muito enfeitam as paredes de quartos de meninos em todo o mundo, por gerações. Outra história de sucesso, a empresa italiana Pininfarina, tornou-se referência mundial na elegância do design. É revelador que sua intenção declarada é a tecnologia de "vestir", o que faz cada vez com maior beleza e eficiência; um objetivo italiano muito comum. Quando se trata de beleza racionalizada e design inspirador, a visão italiana é sempre muito criativa.

Excelência e visão de futuro estão enraizados na sua história, inspirando a atual geração de designers. Embora possa ser difícil prever quais produtos e idéias serão bem sucedidos dentro de dez ou vinte anos, uma coisa parece ser certa: que os italianos permanecerão na vanguarda do estilo, da inovação e da excelência tecnológica por muitos anos.